quarta-feira, 23 de setembro de 2009
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Resumo do livro
O livro que escolhi para fazer um resumo e um livro bom que contem 60 paginas é um livro de que foi que eu morri ? Da escritora Luci Guimarães, e um livro que fala de uma senhora, Elizabel de castro Martins que acaba de falecer. Era uma senhora engraçada feliz e amiga mais chega ao seu fim. No dia do seu enterro uma surpresa e a volta do alem.
O cheiro forte de vela queimadas e de flores lhe entrou pelo nariz, lá dentro, o caixão onde repousava o corpo de dona zica. Na capela encontrava se filhos, irmãos, amigos, e netos. Mas de repente um grito de vóóó! Era Ronaldo seu neto o grito lhe escapou da goela sem que ele mesmo percebesse. Por entre as flores e velas Ronaldo viu um par de mãos se mexendo era vó zica, vó zica sentou-se sobre si mesma , Ronaldo espichou o pescoço para frente e arregalou os olhos. Daí veio à volta do alem era a alma de dona zica que só aparecia para seu neto. Dona zica chamou o nato para fora da capela e começou a conversar com ele e fazendo graças, fazia Ronaldo rir.
Após o enterro da vó, Ronaldo observava de longe a avo acompanhando o vai e vem de sua filha que pediu para Ronaldo falar para ela acabar com a tristeza. Ronaldo contou al o irmão sobre a alma da avó o irmão não acreditou deu-lhe um soco, Ronaldo falou para avo mostra para ele que ela estava lá, então ela empurro o skate que ali se encontrava. Ronaldo perguntou al irmão se aquilo não era o bastante.
A hora do almoço se aproximava quando de repente o telefone toca, era o advogado Regis falando sobre o testamento deixado por dona zica. Ao ouvir a conversa a alma de zica não gosto do seu testamento, deixado por ela mesma então resolveu trocar o testamento com isso precisaria da ajuda de Ronaldo e Aurélio o seu irmão. Então lá foram eles fazer outro testamento. Depois de pronto o testamento deveria ser colocado no escritório do doutor Regis, e mais uma vez lá foi à dona zica tentar colocar o novo testamento no escritório. E graças dona zica tudo deu certo.
Uma reunião marcada em família com o doutor Regis foi esclarecido o que realmente zica queria quando morresse, que foi uma grande surpresa ela tinha mais uma herança de uma empresar de seu bisavó, e declarou que queria dar a seus bens para a filha o filho, e os netos. Após a reunião vó zica chamou Ronaldo no quarto e perguntou a ele do foi que ela tinha morrido, Ronaldo afirmou que não sabia, e então dona zica falou para Ronaldo ir à escola ele foi ao chegar chamou a avo em todos os cantos da casa, e não há encontrou, e finalmente vó zica ido embora para sempre.
O homem que era procurado pelos bombeiros sob os destroços da obra de um estande de vendas em construção em Águas Claras não resistiu e morreu. A informação foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros. A vítima era o engenheiro Paulo Lima de Menezes, 54 anos.
A laje desabou por volta das 17h dessa terça feira (22/9). Pelo menos 11 pessoas trabalhavam no local. Segundo informações da Defesa Civil, quatro pessoas ficaram feridas e tiveram que ser levadas para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e o engenheiro havia ficado soterrado nos destroços.
O estande de vendas estava sendo construído para um edifício da Faenge Engenharia. A obra começou há cerca de dois meses. De acordo com o administrador de Águas Claras, Athayde Passos, a obra está com a documentação regularizada. "É muito cedo para apontar razões para esse acidente", afirmou.
De acordo com o coronel Jorge Martins, da Defesa Civil, os funcionários estavam enchendo a laje quando ela, ainda úmida, desabou a partir do centro. A obra está localizada na Quadra 101, lote 7, Rua das Figueiras, próximo ao Colégio La Salle.
comentario: com esse acidente espero, que os empresario cuide melhor de seus fucionarios, dando melhor condição de trabalho.
gripe suína no brasil
A secretária da OMS, Margaret Chan, fez um apelo para que os governos ao redor do mundo fiquem em alerta.
"Trata-se de uma situação séria que deve ser observada atentamente", disse Chan, que interrompeu uma viagem a Washington para se reunir com um comitê especial em Genebra.
"Os vírus causadores das infecções em algumas partes do México e em algumas partes dos Estados Unidos são geneticamente iguais. Esta é uma variação do vírus H1N1 e tem potencial para causar uma pandemia, pois está infectando pessoas. No entanto, não podemos falar, baseados nas atuais provas de laboratório, epidemiológicas e clínicas, se teremos ou não uma pandemia", acrescentou.
Depois do encontro de emergência na sede da Organização, a secretária disse ainda que a o vírus da doença permanece imprevisível.
De acordo com as últimas informações oficiais, foram registrados ao menos 1.004 casos da gripe suína, com 68 vítimas fatais.
comentario: a gripe suina chegou ao brasil e tirou muitas vidas, é espero que tenha acabado essa historia de virus H1N1.
Ciclistas do DF comemoram Dia Mundial Sem Carro
Diversas pessoas que integram Organizações Não Governamentais (Ongs) relacionadas ao ciclismo participaram do Desafio Intermodal. A brincadeira mesclou diversos meios de transporte para comparar quem chegava ao Complexo Cultural da República – ponto de encontro – mais rápido. O início da atividade foi às 7h22, na QI 25 do Guará II. Na ordem de chegada, os vencedores foram o estudante de arquitetura Vinícius Viana, 30 anos, dirigindo uma moto, cruzou a linha de chegada às 7h49. Um minuto depois dele, o artista gráfico Cláudio Henrique Ferreira, 39, chegou de bicicleta. O terceiro colocado, o historiador Daniel Mafra, 27, fez o percurso integrando ônibus e metrô, até 8h05.
Mafra pegou um ônibus na QI 25 (Guará) até a Feira do Guará. De lá, foi de metrô até a Rodoviária do Plano Piloto. Até o ponto final, Daniel Mafra usou outro ônibus. Uirá Lourenço, que utiliza bicicleta para se locomover todos os dias, há 11 anos, também participou do desafio. Ele levou 33 minutos para fazer o percurso de bicicleta e metrô.
A participante que escolheu fazer o percurso de carro, Simone Pinto Mecias, ficou no trânsito por quase uma hora. “Saí de lá junto com todo mundo e cheguei às 8h19”. Simone Mecias usa bicicleta para ir ao trabalho. “Mas porque moro perto. Quando tenho que fazer outras coisas vou de carro. Se tivesse transporte público de qualidade preferiria não dirigir. É muito estressante”.
O participante escolhido para fazer o percurso de ônibus não havia chegado até as 8h45, quando teve início o passeio ciclístico.
comentario: acho uma boa essa historia de dia mundial sem carro, é uma pena que poucas pessoas seguiram a essa ideia.
redação 2
A AIDS e causada por um vírus chamado HIV, que e passado para as pessoas pelo ato sexual, ou seja, quando uma pessoa se relaciona com uma pessoa infectada. Ao fazer o sexo sem preservativos a pessoa se compromete, e tornando assim, sua vida cheia de problemas, mas, não e só no ato sexual que se pega a AIDS, existem outras maneiras, tais como: usar matérias que cortam ou furam sem este esterilizado.
Ao se prevenir, a pessoa esta garantindo uma boa saúde. Os adolescentes são pessoas que devem ter um cuidado especial, pois eles estão passando da fase de criança para fase adulta e como deve ter um cuidado especial com os adolescentes para que não acabem com suas vidas tão cedo adquirindo o vírus da AIDS.
A AIDS traz muitos transtornos para a vida de uma pessoa, principalmente para a vida de um adolescente, alem dos preconceitos e varias outras coisas e por isso que só de se preserva-los ao fazer o ato sexual ao ir ao salão de beleza, ao ir ao medico, para que o pior não aconteça preserve sua vida use camisinha.
redação1
Adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, mentais e sociais, que recebem interpretações, significados e tratamentos diferentes, dependendo da época e da cultura na qual o indivíduo está inserido.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, adolescente é o indivíduo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece outra faixa etária: dos doze aos dezoito anos. Daniel Sampaio define adolescência como sendo uma etapa do desenvolvimento, que ocorre desde a puberdade à idade adulta, ou seja, desde a altura em que as alterações psicobiológicas iniciam a maturação sexual até à idade em que um sistema de valores e nças se enquadra numa identidade estabelecida.
Os aspectos físicos da adolescência (crescimento, maturação sexual) são os componentes da puberdade, vivenciados de forma semelhante por todos os indivíduos. Quanto às dimensões psicológica e social, estas são vivenciadas de maneira diferente em cada sociedade, em cada geração e em cada família, sendo singulares até mesmo para cada indivíduo. É neste contexto de alteração do próprio corpo e também de uma maturação ao nível do intelecto (operações formais e abstractas), que o adolescente procura entender quem é e qual o seu papel na sociedade em que vive: interessa-se por problemas de ordem moral e ética e, por vezes, adopta ideologias.
Atualmente, o conceito mais aceito é o de que não existe adolescência, e sim adolescências em função do político, do social, do momento e do contexto em que está inserido o adolescente. A adolescência guarda ainda especificidades em termos de gênero, classe e também etnia.